Como Remover Manchas Secas do Café

Cada vez que bebemos café corremos o risco de deixar cair alguma mancha na roupa.
Até é curioso como um café parece adivinhar quando estamos com uma roupa nova.
Mas, acontece que nem sempre podemos remover as manchas de imediato, deixando-as secar.
Apesar de mais difícil, a situação não é irreversível, pelo que não vale a pena fazer desta situação nenhum drama.



Assim, sigas a dicas que aqui lhe deixamos para remover manchas de café secas de diferentes superfícies.

Dicas para a remoção de manchas

  • Se tiver uma mancha de café antiga e seca, por exemplo num tapete, coloque um pano humedecido com vinagre branco, ou com álcool isopropílico, por cima da mancha e deixe descansar, enquanto o pano a estiver a absorver. Mas saiba que deverá trocar o pano durante o processo, por forma a que o vá mantendo humedecido com álcool. Quando tiver terminado, enxague com água.
  • Se a roupa com manchas de café secas for de algodão e branca, em primeiro lugar deverá humedecer a mancha com água oxigenada e, logo de imediato, lavar com sabão de pedra.
  • Deve ter cuidado com certo tipo de tecidos, em especial os coloridos, que poderão desbotar com o álcool, com vinagre e também com água oxigenada. Conclusão: há que ter cuidado com a delicadeza do tecido que tiver pela frente. Aceite uma sugestão e tente passar gelo se se tratar de uma mancha num local difícil de ser lavado.
  • Mesmo as manchas de café são possíveis de serem retiradas de um tapete. Assim, para remover manchas de café secas de um tapete deverá ferver um pouco de água com espinafre e esfregar na mancha, com o auxílio de uma escova de dentes antiga, até sair.
  • Caso pretenda remover manchas de café secas de tecidos como acrílico, nylon, poliéster ou elastano, deverá deixar de molho a roupa na proporção de um quarto de água morna, meia colher de chá de detergente para loiça e uma colher de sopa de vinagre branco. Deixe atuar por 15 minutos e só depois enxague com água. Esfregue a mancha que ainda persistir com álcool isopropílico e coloque na máquina de lavar, se possível.
  • Para retirar manchas de material acrílico, alumínio, betume, bambu, metal, bronze, vidro cerâmico ou telha, cortiça, esmalte, vidro, ouro, de argamassa ou ferro, deverá limpar a superfície primeiro com um pano ou esponja imersos em água morna e depois enxaguar bem e secar.
  • Se quiser tirar manchas de café de mármore, misture gotas de lixívia com uma chávena de chá de peróxido de hidrogénio a 3% e humedeça um papel ou toalha com a solução. Coloque na mancha. Cubra com um pedaço de vidro ou objeto pesado e continue até que o óleo fique embebido e a mancha descolorida.

Comentários