Qual o Dentífricos Ideal para Crianças até aos 6 Anos

As crianças precisam de uma pasta com menos flúor até aos 6 anos. Depois, podem lavar com a dos pais. Os produtos até aos 13 anos são inúteis.

Dentífricos com flúor: mais benefícios do que riscos

As pastas de dentes para crianças entre os 3 e os 6 anos devem ter uma concentração em flúor inferior à dos dentífricos para adultos.

O objetivo é evitar a fluorose (hipo-mineralização permanente do esmalte dos dentes). Esta consiste na deterioração e desmineralização do esmalte e no aparecimento de manchas. 

A Direção-Geral da Saúde não aconselha concentrações diferentes de flúor, consoante a idade. O teor recomendado é sempre o mesmo.


Por isso, dos 6 aos 13 anos não são necessários produtos específicos. O risco de deglutição é menor e está em curso a transição para a dentição definitiva. 

Supervisione a escovagem.Segundo a Direção-Geral da Saúde, a ingestão acidental de um quarto de um tubo para adultos (com 1500 miligramas de flúor por litro de pasta) põe em risco a vida de uma criança de 1 ano.

Lembre-se de que estas embalagens não têm tampa de segurança. 

As pastas devem ser agradáveis para os miúdos aderirem ao hábito de lavar os dentes.


Podem conter corantes e edulcorantes, mas o seu gosto a pastilha elástica ou a morango pode levar a criança a engolir de forma voluntária, o que é de evitar.

Além disso, os mais novos não têm a facilidade dos adultos para deitar fora o produto e podem ingerir uma quantidade significativa. 

Por vezes, é difícil controlar a quantidade certa de pasta por lavagem. Esta é equivalente à unha do dedo mindinho da criança. 

Rótulo com informações essenciais. Tenha atenção às indicações na embalagem. Se não disser a faixa etária a que se destina, prefira outra marca.


A embalagem tem de anunciar o teor em flúor, a quantidade de dentífrico a usar por lavagem e aconselhar a supervisão por um adulto e a consulta de um especialista se a criança estiver a tomar suplementos de flúor. Idealmente, convém que recomende o número de escovagens diárias. 

As caixas de cartão e os folhetos promocionais, além de inúteis, implicam um aumento desnecessário de resíduos. Preferimos que as marcas imprimam a informação essencial para o consumidor no tubo.

Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dicas para tudo e mais alguma coisa!

Fonte: deco.proteste

Comentários