Como Remover Manchas de Calcário dos Vidros

Todos nós já nos deparámos com teimosas, inestéticas e incómodas manchas de calcário nos vidros, seja da casa-de-banho ou de janelas.
Não são apenas inestéticas, como difíceis de eliminar, pelo que é sempre bom aprendermos e ficarmos a saber qual a melhor forma de remover manchas de calcário dos vidros.
Confira as dicas!

Em relação à casa-de-banho, raros são aqueles que, depois de um duche matinal, têm tempo para secar vidros e azulejos e muito menos dar grande primor às limpezas. Por isso, aproveitem algumas dicas muito simples. Só terão a ganhar.

  • Borrife a porta da zona de banho com um spray anti-calcário, seja um que tenha comprado ou feito em casa, e passe no vidro. Há quem o tenha mesmo pendurado no chuveiro, pois até os mais novos poderão retirar o excesso de água depois de tomarem banho. É uma operação rápida e que não levará mais do que cinco minutos e que vai evitar as teimosas manchas, que mais tarde quebram os nervos de qualquer um. Vale a pena experimentar.
  • Mesmo para quem mora em zonas onde a água é muito calcária e os vidros ficam cheios de calcário, uma das melhores técnicas para remover manchas de calcário desses vidros, é o uso de amaciador. De facto, o amaciador é ótimo para a limpeza da casa-de-banho, a parte mais húmida da casa. Basta apenas diluir o amaciador em água ou álcool e aplicar com um pano ligeiramente humedecido. Verá como não apenas remove as manchas, como o cheiro de limpo durará por horas.
  • O amaciador também tira manchas e limpa os vidros e pisos de cerâmica, conferindo ainda maior brilho aos azulejos. Para quem não sabe, o componente responsável por esta capacidade é o sal quaternário de amónio, que é um hidratante fantástico, além de fixador de perfume. Até existem marcas de amaciadores que incluem silicone, pois vai funcionar como lubrificante, criando uma película nas superfícies que é capaz de repelir o pó.
  • No caso de necessitar de remover manchas de calcário dos vidros, deverá dissolver uma colher de sopa de amaciador em meio litro de água e depois colocar a mistura num borrifador. Com o auxílio de um pano macio e que não solte fiapos, use para limpar os vidros. Depois, basta deixar secar e retirar o excesso com um pano de flanela seco.
  • No caso dos vidros dos carros, poderá experimentar um produto chamado Einszett Glass Polish, mas esta é uma opção de último recurso.

Comentários