Carro a GPL Compensa?

De acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os combustíveis têm aumentado, tendo inclusive batidos recordes, ao ultrapassar os 1,60 euros por cada litro de gasolina de 95 octanas. Segundo o site da DGEG, a 31 de Julho, a gasolina sem chumbo 98 custava no território nacional, em termos médios, 1,577 euros.


A grande alternativa para quem se transporta de automóvel é o Gás de Petróleo Liquefeito, ou seja, o GPL. Mas será esta a melhor alternativa para o seu carro e para si? Pensando no ambiente e nas suas finanças dá, pelo menos, que pensar. Em termos ambientais, o uso do GPL faz reduzir os gases nocivos à camada de ozono, os hidrocarbonetos e as emissões de Dióxido de Carbono. Do ponto de vista da sua carteira, no final do mês passado este combustível custava, em média, 0,759 euros por cada litro abastecido.
Em termos práticos, sempre que atesta o seu carro, com um depósito com 50 litros de capacidade, está a gastar 78,85 euros, mais 10 euros que há um ano. Se tivesse o seu carro movido a GPL, cada vez que ia à bomba, desembolsava 37,95 euros por cada abastecimento. Ou seja, com o GPL conseguirá poupar cerca de 50 por cento em relação à gasolina.

Como mudar?
Se quiser abandonar os combustíveis tradicionais e mudar para o GPL basta que instale um kit de GPL na sua viatura. Os preços variam consoante o modelo e a marca do carro, acrescido da sua potênciacilindrada e o tipo de sistema de ignição. Os kits de GPL podem ser encontrados facilmente nos instaladores autorizados que façam a mudança do tipo de combustível do seu carro. O preço da instalação oscila entre os 800 e os 3000 euros.

Quais os custos?
Se faz 30 mil quilómetros anuais com o seu automóvel, e caso ele gaste 6,5 litros por cada 100 quilómetros, a poupança que dá à sua carteira, em relação à gasolina, é de cerca de 1600 euros. Se a instalação se situar nos 1800 euros, após pouco mais de um ano de utilização tem o retorno do seu investimento de volta.
No entanto, não são apenas os custos financeiros que tem de ter conta. O kit de instalação GPL pode traduzir-se em alguns problemas, como é o caso de ficar impedido de entrar em parques de estacionamento subterrâneos ou ainda o facto de ficar com a sua bagageira mais pequena. Tenha também em conta que existem apenas 156 postos com GPL Auto a nível nacional, contrapondo aos 2221 postos de gasolina sem chumbo 95.

É seguro usar gás no meu carro?

Sim, é seguro usar este tipo de combustível no seu carro, desde que seja colocado por um instalador autorizado. Veja aqui os instaladores autorizados pela entidade competente.

Onde mudar o meu carro?

Para mudar o tipo de combustível do seu automóvel, tem de se dirigir a um instalador autorizado pelo IMTT – Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres. Esse instalador será responsável ainda por tratar de toda a burocracia inerente ao processo.


Fonte: saldopositivo

Comentários