Limpeza de Ar Condicionado Automóvel

Hoje em dia, a grande maioria dos carros está equipado com ar condicionado. 

Quantas vezes já não entrámos no carro e sentimos que estava um cheiro desagradável e, por mais que se limpasse, não havia maneira de acabar com ele? 

Pois o motivo para esse mau odor, regra geral, é o excesso de ácaros e bactérias que se acumulam na caixa do ar condicionado, sendo necessário uma limpeza de ar condicionado automóvel

Esta situação só sera resolvida com uma higienização do sistema.


Este tipo de serviço implica a remoção da caixa de ar e a completa limpeza do sistema e, uma vez que exige tempo e um investimento considerável, algumas empresas desenvolveram limpadores de ar condicionado em spray. 

O que acontece é que estes produtos não apresentam o mesmo resultado profundo e duradouro de uma higienização, mas podem, isso sim, ser aplicados por qualquer pessoa, em casa e sem grandes custos.

Este tipo de produto é ainda mais conveniente para os carros que não têm um filtro anti pólen, uma vez que acumulam mais sujidades no sistema. 

Mas lembre-se de que apesar de poderem ser usados em qualquer lugar, estes produtos têm um efeito muito pouco duradouro, pois o cheiro poderá voltar em cerca de um ano.

Limpar filtro do Ar Condicionado Automóvel

Se for uma pessoa com habilidade, o que poderá fazer é, em primeiro lugar remover o filtro velho, com o ar condicionado desligado, e ligar o ventilador numa posição média (em geral é a 3) ou quase máxima. 

Depois, na sofagem deverá borrifar o produto consoante o aconselhado pelo fabricante durante cerca de 30 segundos e, em seguida, ir rodando / girando a sofagem de modo a que o produto percorra todas as posições, durante cerca de 10 minutos. 

Será absolutamente necessário que se deixe o carro arejar pois o cheiro é muito intenso e, só depois disso, então colocar o filtro novo. 

Este procedimento deverá resolver o problema. Mas não se preocupe se o cheiro do desinfetante não desaparecer por completo, pois isso poderá levar uns dias.

A higienização do ar-condicionado é um procedimento que deve ser feito a cada seis meses e deverá ser feita uma manutenção mais profunda a cada 30 mil quilómetros, principalmente se nos deslocamos nas grandes cidades.

Tudo isto, além de garantir que o aparelho funcione com o máximo de eficiência, também vem evitar o acumular de ácaros e fungos, responsáveis pelo desenvolvimento de variados problemas respiratórios.

De acordo com médicos especialistas, a poeira aliada ao ar seco e frio do ar condicionado favorece o risco de infeção e piorar o estado de certo tipo de doenças; no caso de ter crianças a acompanhá-lo nas deslocações, os riscos aumentam devido ao sistema imunitário, que não se encontra tão desenvolvido como o de um adulto.

Poeiras e problemas no Ar Condicionado Automóvel

Deveremos estar, isso sim, atentos a alguns sinais que revelam o excesso de poeira acumulado no ar condicionado.

Se, por exemplo, ao ligar, uma pessoa começar a espirrar ou mesmo tossir, é um bom indicativo de que chegou a hora de limpar o ar condicionado do seu automóvel.

Fonte: removermanchas

Comentários