O que Fazer com a Pele Ressequida no Inverno?

A pele precisa de cuidados nas quatro estações do ano, mas o que fazer com a pele ressecada no inverno? Confira algumas dicas!

Basta à temperatura cair que a pele  já começa a incomodar e sofrer com o ressequimento, descamação e muitas vezes sensação de que a pele está repuxando por falta de hidratação. Todos esses problemas aparecem porque o clima seco e o vento acabam por ocasionar a perda de humidade do corpo e também porque o consumo de líquidos, em especial, a água diminui nesta época e faz com que a hidratação natural produzida pelo organismo chegue em pequenas quantidades na superfície da pele, deixando a pele seca e ressecada

Isso tudo é característico do inverno  e atinge em geral toda a população, entretanto, algumas pessoas por terem uma pele extremamente seca são mais propensas ao ressequimento intenso da pele, o qual se não for cuidado pode levar ao aparecimento de problemas mais graves como rachaduras, coceiras e dermatite atópica. Para resolver o problema conheça os principais métodos para evitar a pele ressecada no inverno:

Com as quedas das temperaturas no inverno a pele tem uma produção menor de oleosidade natural e também de suor que ajudam a manter a pele sempre hidratada e como se não bastasse à pele acaba por perder água para o ambiente que no inverno está bastante seco, deixando a pele desidratada. Mas, além disso, a única camada protetora presente na pele se torna um alvo fácil e é perdido nos banhos quentes e demorados característicos do inverno, além do fato de que o sabonete por si só já retira toda a camada de gordura natural da pele.

Difícil de escapar, a pele ressecada é um mal do inverno, por isso, se você sofre com a pele desidratada nesta época do ano, as dicas de cuidados com a pele são inúmeras, mas o que garante resultados benéficos é o uso diário de hidratantes, em especial, aqueles que podem ser usados durante o banho, ou seja, podem ser passados na pele molhada, não precisam de enxague e são rapidamente absorvidos, além de serem práticos, pois diminuem o sofrimento de enfrentar o frio para passar os hidratantes naturais.

Outra dica são os óleos de banho que por possuírem uma molécula maior que a dos hidratantes não penetra a derme, mas forma um filme protetor na pele que ajuda a diminuir a perda de água, a qual não consegue atravessar completamente o filme e continua na pele e não a desidrata.Outra opção é o spray de água termal que são ricos em oligoelementos que tem poder antioxidante, cicatrizando, anti-inflamatório e ainda combatem o ressequimento.

Todos os produtos indicados para cuidar da pele ressecada devem ser usados em dias alternados, ou seja, nunca juntos, por isso, crie uma rotina e em um dia passe o hidratante e no outro o óleo de banho e, pelo menos uma vez na semana ou a quinzenalmente o spray de água termal.


Como evitar a pele ressequida durante o inverno

Para evitar a pele ressequida e preservar sua maciez durante o inverno o que se deve fazer é evitar os banhos muito quentes e demorados, pois este é o principal vilão de uma pele lisa e hidratada, não fique muito tempo exposto ao frio, aquecedor ou ar condicionado, consuma bastante líquidos e alimentos ricos em vitaminas do complexo B que ajudam a aumentar a oleosidade natural da pele, use diariamente hidratantes corporais, opte por sabonetes que contenham em sua formulação algum produto hidratante e se a pele estiver ressecada use o sabonete somente nas partes íntimas, evitando o contato com as áreas ressequidas.

A pele requer cuidados tanto no verão como também no inverno, por isso, fique sempre atento ao surgimento de manchas, descamação, ressequimento e rachaduras.

Comentários