Saiba Como Combater a Prisão de Ventre

A Prisão de Ventre não é grave mas pode tornar-se muito desagradável. Bastam algumas regras para evitar este problema. Saiba quais.



Hoje em dia, a prisão de ventre afecta milhares de pessoas nas sociedades modernas, essencialmente mulheres, e está associada a estilos de vida pouco saudáveis que acabam por causar mal-estar quer físico, quer psíquico. 

A prisão de ventre, também conhecida por obstipação, corresponde a uma expulsão mais difícil, ou menos frequente que o habitual, de fezes secas e duras, na maioria dos casos sem gravidade.


Não é uma doença, mas sim um sintoma decorrente de três causas principais:

  • Alimentação pobre em fibras;
  • Baixa ingestão de água, ou outros líquidos;
  • Ausência de exercício físico regular.


Por outro lado a prisão de ventre pode ser sinal de doença intestinal, ou um sintoma normal que se manifesta com o progredir da idade.


De modo a diminuir a prisão de ventre deverá:


  • Aumentar a ingestão alimentos ricos em fibra, como sejam cereais e derivados, especialmente as variedades integrais (aveia, arroz, massa, pão, cereais de pequeno almoço), leguminosas (feijão, grão, ervilhas, milho, favas, lentilhas), legumes (couve, espinafres, feijão verde, alho francês, espargos, grelos, nabiças) e frutas (maçã, pêra, laranja, kiwi, ameixa, ananás);
  • Beba diariamente dois a três litros de água (ou chá) com o máximo de regularidade ao longo do dia e especialmente fora das refeições;
  • Pratique exercício físico com regularidade.

Comentários