Saúde Dental – Sem Açucar e sem Cárie

O açucar mais associado às cáries nos dentes é a sacarose, embora a glicose e a maltose também sejam bastante nocivos.

A quantidade de açucar que se consome não é tão importante que a frequência com que se consome ou seja quantas mais vezes o consumo de açucar mais tempo os dentes estão sujeitos a um meio ácido (pH baixo), provocando a desmineralização tornando dentes sensíveis.

Em geral, todos os alimentos têm açucar, mesmo os naturais como os legumes e as frutas, mas os que se tornam mais perigoros são os alimentos modificados que levam açucar refinado como os rebuçados, chocolates, biscoitos, pastéis, caramelos, etc., assim como o mel e o açucar adicionado ao café, ao chá, ou aos sumos.

É de extrema importância evitar estes alimentos nas crinças porque os dentes de leite tornam-se muito sensíveis e as cáries facilmente aparecem.

Estudos feitos comprovam um aumento de cáries nos dentes em crianças  com idade superior a oito anos, porque é apartir dessa idade que consomem mais alimentos açucarados como as bebidas  (Ex.:coca-cola, extremamente doce e ácida e outros refrigerantes), bolos, etc.

O mal menor, é chupar um rebuçado uma vez por dia do que mastigar uma pastilha durante horas.

É importante que os dentes sejam limpos pelo menos duas vezes ao dia, de preferência com escova de dentes e pasta com flúor, para remover qualquer alimento que esteja infiltrados entre os dentes.

Escovar os dentes regularmente e usar fio dental também ajuda a remover a placa bacteriana na superfície dos dentes.


Fonte: vidadequalidade

Comentários