Todos os Benefícios da Camomila para a Saúde

A camomila é uma planta medicinal que pode ser utilizada para o tratamento natural de várias doenças. 


De nome científico Matricária recutita, é conhecida popularmente por vários nomes como margaça, camomila-vulgar, camomila-comum, macela-nobre, macela-galega, camomila romana, camomila germânica.

Propriedades da Camomila

Rica em flavonoides e cumarina, a camomila tem ação estimulante da cicatrização, anti-espasmódica e calmante.

Chá de Camomila
O chá de camomila possui propriedades e benefícios variados, podendo assim, ser utilizado em inúmeros casos e de várias formas:

Seu benefício mais utilizado é o de calmante, já que alivia o estresse. Ele relaxa os nervos e em alguns casos, age como um sedativo.

Alivia o estresse, indisposições como gripes e cólicas menstruais.

O chá impulsiona o sistema imunológico a combate infecções.

Aumenta os níveis urinários de glicina, um aminoácido responsável por aliviar espasmos musculares
É fonte de apigenina, uma substância que pode bloquear o crescimento de células cancerosas, impedindo a sua propagação. Essa substância também ajuda as proteínas a corrigir anomalias no RNA (moléculas que transportam informação genética).

Possui tanino, uma substância que funciona como um cicatrizante natural.

Tem ácido antêmico, uma substância oleosa e tonalidade escura, utilizada para tratar má circulação, inflamações gengivais e as incômodas dores de dente.

É um protetor térmico da pele.

Em compressas sobre os olhos, ajuda a tratar a conjuntivite.

Ajuda a tratar casos de diarreia.


Como fazer o chá de Camomila?

Ele é facilmente preparado por infusão. Use 2 ou 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara, colocando água quente em seguida e deixando em infusão por 5 minutos. Coe e se preferir adicione limão, que dá um toque especial no sabor.
Camomila e a Pele
A camomila também é bastante usada para tratar a pele. Ela pode ser usada como tônico para fazer limpeza da pele e também como calmante em casos de alergia.
Esta planta é também utilizada para a concepção de cremes hidratantes e suavizantes para a pele. A camomila tem propriedades que fazem com que ela atue nas células da pele dando-lhe mais brilho e retirando o aspecto seco e envelhecido.
Algumas utilidades:
Escalda-pés para aliviar o estresse: quando estiver muito cansada ou estressada, experimente mergulhar os pés em uma bacia com água morna e espalhar saquinhos de chá de camomila. Você vai se sentir bem melhor…

Compressas para combater inflamações e inchaços: olheiras, espinhas e irritações da pele podem ser combatidas – ou pelo menos aliviadas – com compressas geladas de camomila. Faça o chá, deixe na geladeira e aplique no local.

Pós depilação: tem ação anti-inflamatória e ajuda a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão depois de se depilar ou fazer a barba, ou depilação. Ela acontece por causa de uma dermatite de contato irritativa, que desencadeia um processo inflamatório.

Tônico facial: Basta preparar o chá de camomila. Deixar esfriar e aplicar no rosto para limpar e tonificar a pele. A camomila tem capacidades para purificar, desintoxicar e desinchar. Tudo o que sua pele precisa.

Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Fonte: belezaesaude

Comentários