Como Prevenir os Fungos nos Pés

Os fungos nas unhas dos pés são umas das doenças mais comuns e que geralmente as pessoas não prestam muita atenção até o fungo estar completamente desenvolvido. É importante saber que o crescimento de um fungo é um processo extremamente lento, geralmente dura cerca de 3 vezes mais que o crescimento de uma unha normal, e isto faz com que aumente a dificuldade de detectar qualquer anomalia nos pés, já que quando você se dá conta, a unha já está completamente invadida, e é a partir daí que se deve começar a realizar os tratamentos para se livrar totalmente dos fungos.

O nome científico que esta doença recebe é onicomicose, e é importante saber que sua erradicação total é um pouco complicada, devido ao longo tempo requerido e a constância necessária do tratamento para eliminar o fungo em sua totalidade. O tratamento pode ser feito de forma natural ou por meio de tratamentos homeopáticos.
Causas
Uma das causas que mais produzem fungos nos pés é a transpiração, é por esta razão que na maioria das vezes a micose aparece nos meses de verão, na qual os pés se vêem expostos à humidade de maneira prolongada, e também ocorre maior exposição a piscinas ou chuveiros, isso pode aumentar incidência da infecção de modo significante. Como você já deve saber, os fungos se reproduzem mais facilmente na humidade, assim que tenha cuidado e sempre seque bem os seus pés.
Sintomas
Alguns dos sintomas da micose que podem ser observados são: a mudança na cor e na grossura da unha, ás vezes elas adquirem um odor forte, mas saiba que os fungos não somente se reproduzem nas unhas, como também entre os dedos e estas zonas devem ser rapidamente tratadas para evitar todo o tipo de complicações.
O crescimento de uma unha com fungos também é muito lento, o que poderia permitir a detecção fácil da micose, mas o problema é que você somente notará a doença quando a unha começar a adquirir uma cor e uma grossura muito diferente do normal. É por isso que recomendamos atenção dobrada para qualquer mudança, já que isto pode ser determinante no momento de prevenir qualquer tipo de infecção ou doença.
Se caso você estiver com sorte e conseguir detectar o fungo desde o princípio, uma das coisas que pode fazer é consultar um podólogo, ele irá retirar os pedaços da unha que estão desgastados, o que permitirá o crescimento de uma nova unha plenamente saudável, talvez este procedimento não pareça o melhor para você, porém saiba que se você possui uma unha com fungo, ela deve ser removida, já que do contrário esta micose pode se converter em uma doença muito incomoda.

Como proteger os pés?

  • É importante usar periodicamente um calçado que permita a ventilação dos pés, já que a preferência dos fungos sempre será a escuridão, a humidade e o calor, assim que não se esqueça de ventilar de vez em quando seus pés.
  • Não caminhe descalço em lugares muito cheios, tais como chuveiros de academias, piscinas, entre outros.
  • Seque constantemente seus pés depois de cada banho, e inclusive cada vez que eles estiverem húmidos.
  • Exponha seus pés de vez em quando directamente ao sol, isso ajudará a erradicar a micose.
  • Na medida do possível não compartilhe seus sapatos com ninguém, já que não sabe quem pode estar contaminado com estes fungos e é certeiro, caso compartilhe os sapatos, você também será infectado com o fungo.


Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!
Fonte: melhorcomsaude

Comentários