Como Substituir Maus por Bons Hábitos

Deixar de fumar é difícil. Em vez de eliminar esse hábito é mais fácil substituí-lo por outro melhor e mais saudável. E não desista, porque em média demora cerca de dois meses para haver uma mudança efetiva de hábitos no dia-a-dia, explica a revista Time.

Reconhecer

Reconhecer que existe de fato um comportamento recorrente e que se tornou num mau hábito é o primeiro passo.

Ao aceitar e ter consciência desse comportamento a primeira estratégia a implementar é reduzir a sua variabilidade tornando-a constante: não tente deixar de fumar repentinamente, comece por fumar sempre o mesmo número de cigarros por dia.

Descobrir o que desperta os vícios
Agora que já reconhece os seus maus hábitos torna-se possível entender o que é que os desperta. É stress, fome, ansiedade, medo?

Substituir
Depois das duas situações anteriores estarem controladas e serem reconhecidas torna-se possível substituir o comportamento que teria antes por um novo, mais benéfico.




Mas não é preciso fazer uma mudança radical, pelo contrário. A mudança deve ser progressiva, consistente, e o processo tem que assentar em "pequenas vitórias" que devem ser devidamente reconhecidas.

Manipular o ambienteO auto-controlo é uma das maiores mentiras sobre o processo de mudança de hábitos. Está numa situação frágil, não confie em si mesmo.

Esconda e deite fora tudo que possa despoletar o comportamento que está a tentar mudar.

Uma boa técnica é espalhar cartazes e sinais pela casa a lembrar do que não deve e do que deve fazer.

Não desistir

Está provado que mudar um hábito demora em média 66 dias. Por isso, quando os primeiros dias parecerem difíceis não desista, precisa de aguentar mais de dois meses para ver resultados.


Fonte: dinheirovivo

Comentários