Os Maiores Erros na Hora de Pôr os Filhos a Dormir

Um dos maiores dramas na casa de famílias com filhos pequenos é conseguir que as crianças se deitem sem lutas e que durmam até de manhã sem despertares nocturnos ou refeições a meio da noite. Cada criança é diferente e são os pais que devem adoptar uma estratégia eficaz, mas o site especializado em desenvolvimento infantil Baby Center aponta pelo menos seis dos principais erros que os pais cometem na hora de pôr os filhos na cama.

Deitar as crianças muito tarde

Os mais novos devem deitar-se cedo. Nos dias que correm, esta é uma tarefa por vezes difícil para a maioria das famílias. Se os pais saem tarde do emprego, se depois de trazerem os filhos da escola ainda enfrentam filas de trânsito e chegam a casa cheios de tarefas por cumprir, é normal que cada vez mais as crianças se deitem tarde. Mas isto traz consequências, não só ao nível da aprendizagem e do comportamento, como faz com que tenham mais dificuldade em adormecer e tenham tendência a despertar durante a noite. É, por isso, importante fazer um esforço para que os mais novos se deitem sempre à mesma hora e cedo. Se os seus filhos têm de ser acordados de manhã e têm um despertar difícil, deve rever a hora de se deitarem à noite. Não espere que a criança comece a bocejar ou a ficar irritada, porque quando está com estes sinais já deverá ter passado o momento ideal para a colocar na cama. Deite-a antes disto.

Embalar

Usar o movimento sempre que precisa de adormecer o bebé não é boa ideia e pode ser muito desconfortável para os pais. Claro que numa emergência, seja por doença ou outra condição especial, não vem mal ao mundo por embalar ou abanar o seu filho para adormecer. Mas evite a todo o custo que seja um hábito sistemático. Até porque de cada vez que o bebé acordar durante a noite irá precisar desse movimento para voltar a a adormecer

Muitos estímulos visuais

Um mobile cheio de cores e sons para os bebés ou uma televisão para uma criança maior podem perturbar verdadeiramente a hora de dormir ou ao invés de acalmar. O quarto das crianças deve estar escurecido, podendo no entanto ter uma pequena luz de presença que lhes trará conforto. De resto, tablets, computadores, televisões, brinquedos com luzes e muitas cores, devem ficar de fora.

Não ter rotina

Tem de escolher uma rotina. Não há uma certa, mas deve haver uma em cada família. Banho, jantar, história, música, cama, é um exemplo. Os bebé e as crianças gostam da previsibilidade e isso traz-lhes segurança e calma na hora de dormir. Qualquer que seja a idade da criança, esta é uma dica preciosa.

Fazer a cada dia uma coisa diferente

Se nuns dias está com mais birra, deita-se na cama com o seu filho. Noutros, simplesmente o deixa adormecer na sala enquanto vê desenhos animados. E noutros obriga-o a adormecer sozinho sem cedências. Durante a noite, a mesma inconsistência. Se acorda uma vez e não se acalma, volta à cama dele outra e outra vez até que o traz para a sua cama. Se os pais não se importam de dividir a cama com os filhos, não há problema. Mas se esse não é o seu objectivo, tem de se manter firme na regra de o manter na cama. Claro que em caso de doença todas as regras podem ser ignoradas.

Sair da cama de grades cedo demais

O seu filho já não parece um bebé e decide passar para uma cama normal sem grades. Mas começam os problemas na hora de adormecer e os despertares durante a noite a serem mais frequentes. Provavelmente tomou a decisão muito cedo e deve voltar atrás e devolver o berço à criança. Não tenha pressa.

.


Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários