Conheça Todos os Beneficios das Sementes de Chia

As sementes de chia são uma enorme fonte de micro nutrientes que fazem a manutenção do organismo. Elas são compostas por ácidos gordos e ómega 3 e 6, "essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos". As sementes contêm ainda antioxidantes, aminoácidos essenciais e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e magnésio.As sementes de chia têm ainda um elemento chamado muco-polissardo, o que faz com que elas tenham a capacidade de formar um gel, quando estão em contacto com a água.

"Quando colocadas em água, estas sementes absorvem entre 8 a 12 vezes o seu peso e a água que nelas fica retida sob a forma de gel, hidrata o organismo ao longo do dia", explica a nutricionista. "Este contributo é indispensável para um funcionamento celular perfeito, sendo benéfico para os intestinos e também para a sensação de saciedade.

Reduzem o colesterol, reduzem o apetite e melhoram o funcionamento da flora intestinal. Saiba tudo em pormenor.




Ajuda na perda de peso

Sem grande sacrifício e de forma saudável: "A capacidade de absorção de água extraordinária, ajuda a saciar o organismo, retardando a sensação de fome e evitando petiscar ao longo do dia.". Se forem consumidas regularmente, as sementes são um bom aliado na perda de peso.

Controla os níveis de glicemia

Como controlam o apetite e saciam o organismo, fazem com que tenhamos menos vontade de comer doces — e, assim, consumimos também menos açúcar.

Boa formação óssea

"As sementes de chia são considerada uma das melhores fontes de ácidos gordos, ómega 3 e 6, essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos, e são ainda ricas em antioxiantes, em aminoácidos essenciais e em minerais como cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio, magnésio", explica a nutricionista. "Este extenso conjunto de propriedades da chia contribui para a saúde do nosso organismo, no que respeita a uma boa formação óssea, entre muitos outros".

Regula a flora intestinal

Além de ser um elemento importante para saciar o organismo, a água que fica retida nas sementes também ajuda a regular os intestinos.

Reduz o colesterol

Tal como contribui para uma boa formação óssea, a composição diversificada das sementes de chia também ajudam na redução do colesterol sanguíneo.

Previne envelhecimento precoce.





Comentários