Reeducação Alimentar: Dicas De Como Fazer e Benefícios

O ano está começando e eu tenho quase certeza de que muitas (os) leitoras (es) estão neste exato momento preocupados com os excessos das festas de final de ano.
Aquele panetone que nunca acabava já te acompanha há alguns cafés da manhã, aquele pernil que você não resistiu e “mandou ver”, aquele doce irresistível e carregado de açúcar e calorias que sua tia só faz no natal e aquela vaga lembrança da última vez que você fez uma caminhada ou colocou os pés na academia começam aos poucos te trazer para a realidade expressa sem o menor pudor pelo espelho.
Sim minhas amigas e amigos, não há como negar, engordamos, uns mais, outros menos. Mas calma, não precisa fazer disso o fim do mundo. Com o início do ano, agora é hora de retomarmos nossas atividades, ou ainda curtirmos o restante das férias, mas de uma maneira mais equilibrada e saudável, principalmente no que diz respeito à alimentação.
E como fazer isso? Eu lhe digo: já ouviu falar em reeducação alimentar? Além de ser um eficiente método para adquirir o peso e forma física pretendida, a reeducação alimentar irá te ajudar a manter-se saudável, com mais energia e disposição.
Confira alguns dos benefícios e dicas de como fazer a reeducação alimentar e diga adeus àquelas gordurinhas extras.
Benefícios da reeducação alimentar
Há uma enorme lista de benefícios quando adotamos a reeducação alimentar em nosso dia a dia, no entanto, vamos nos ater apenas a dois fatores que são fundamentais:
  1. Com a reeducação alimentar você perde peso e não fica sujeito a engordar novamente;
  2. Você pode comer praticamente de tudo, sem restrições, desde que invista na quantidade correta de alimentos, nem mais nem menos.
Com o perdão do trocadilho, mas com estes dois fatores “de peso”, fica difícil não querer ao menos conhecer algumas maneiras de fazer a tal da reeducação alimentar, não é mesmo?
Se reeducando e cultivando novos hábitos alimentares
Investir em uma alimentação focada no equilíbrio e priorizando alimentos que otimizam a saúde e o organismo são algumas das dicas dadas pelos especialistas. Para iniciar sua reeducação alimentar siga alguns passos:
  1. Coma saladas
Se você costuma negligenciar as saladas, saiba que ela será uma de seus grandes aliadas no processo de reeducação alimentar. Melhor funcionamento da flora intestinal, maior saciedade, e aumento da imunidade estão entre alguns dos fatores benéficos das saladas, além é claro, de contribuir para a manutenção de seu peso sob medida;
  1. Hidrate-se
Quantas vezes você costuma beber água por dia? Quantos litros? Lembre-se: a água não possui calorias e deve ser a principal fonte de hidratação de nosso organismo. De 1,5 litros até 2 são suficientes para a saúde e o equilíbrio do nosso organismo.
Caso sinta dificuldade em ingerir esta quantidade de água, opte também por chá (sem açúcar, claro), ou água com limão, por exemplo.
  1. Coma em intervalos de 3 em 3 horas
Não, você não leu isto errado. Um fator predominante para o sucesso da reeducação alimentar é comer de 3 em 3 horas. Desta maneira você estimula o organismo a queimar calorias, e também sacia o apetite, uma vez que a glicose do seu sangue irá se manter estável.
Ingira menos quantidade de alimentos em sua alimentação, distribuindo em maior número de refeições. Jamais pule o café da manhã, por exemplo, e inclua sempre frutas e cereais na principal refeição do dia.
  1. Priorize os alimentos naturais
Que tal dar um tempo naquele monte de “rango” industrializado e valorizar alimentos “in natura”? Isso irá reeducar até o seu paladar e passará a sentir melhor o sabor dos alimentos.
Preparados (as) para mudar hábitos e reeducar a alimentação?

Fonte: casadasreceitas.com.br


Comentários